Uai,
aqui é Nordeste!
Do Cariri às Alterosas.
A identidade cultural da comunidade nordestina em Uberlândia-MG:
Um projeto Educomunicativo e várias histórias pra contar.
O PROJETO
O projeto de Educomunicação ‘’Uai, aqui é Nordeste’’, foi desenvolvido por alunos do primeiro período de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia. É uma proposta das disciplinas Comunicação e Educação e Mídias e Comunicação, ministradas pelas professoras Diva Silva e Christiane Pitanga, respectivamente. O site visa contar a história da migração nordestina para Uberlândia sob a perspectiva de membros da Associação de Nordestinos (ANUDI) e promover uma reflexão acerca da identidade cultural desses migrantes por meio da comunicação entre eles.
Procuramos captar seus olhares sobre esta terra mineira que tem seus costumes e tradições, mas que também tornou-se o lar deles. É onde construíram suas vidas, famílias e educaram seus filhos tentando ao máximo preservar sua raízes através da música, da culinária e do sotaque.
Ao longo do mês de agosto, registramos algumas histórias de pessoas especiais que compartilharam suas experiências e desafios conosco. Também visitamos alguns lugares que tentam preservar e divulgar a cultura nordestina. Tudo foi então reunido neste webdocumentário, que contém textos, fotos, podcast e vídeos.
O grupo que embarcou nessa história sertaneja é bastante heterogêneo. Cada um é de uma cidade e estado, sendo que parte dos integrantes tem nas veias o sangue nordestino. Por isso a escolha: pela empatia e envolvimento com o tema migrações e cultura nordestina.

(de cima para baixo e da esq. para dir.)Amannda Barbosa, Isadora Araújo, Isabella Rodrigues, Nadja Nobre, Raissa Müller, Josielle Ingrid e Ygor Rodrigues.